Recentemente palestrei na Expo Supermercado com a apresentação “LAYOUT QUE VENDE, 5 PASSOS PARA UMA EXPOSIÇÃO VENDEDORA”. É o segundo ano que palestro na feira. Devido ao sucesso da primeira palestra, decidi repetir o tema este ano e, novamente, tivemos lotação máxima.
Então decidi transformar minha palestra em artigos, inclusive utilizando os slides para ilustrá-los. Vou descrever aqui um pouco dos temas que abordei e as 5 técnicas que, se aplicadas no seu negócio, irão alavancar muito suas vendas. Serão 5 ARTIGOS e, em cada um deles, vou apresentar uma das técnicas.
Então vamos lá ao quarto artigo, para ler os demais é só acessar meu perfil.
LAYOUT QUE VENDE, 5 PASSOS PARA UMA EXPOSIÇÃO VENDEDORA.
PASSO 4: CARTAZEAMENTO DE LOJA, DEIXANDO SUA LOJA MAIS PROMOCIONAL
Não adianta ter preço baixo, fazer muitas promoções e ser competitivo se você não sabe comunicar isso para seu cliente. Muitas empresas entram na guerra de preços com seus concorrentes e acabam não tendo resultado nenhum, ou pelo contrário, só perdem margem e atraem os clientes oportunistas.
Uma das maneiras mais eficientes para “conversar” com seu cliente é através do cartazeamento de loja.
Nesse artigo vou falar sobre algumas regras na hora de cartazear sua loja e como obter um melhor resultado em ofertas e promoções.
Mas antes, duas regras importantes:
- Cartaz de oferta deve ser AMARELHO E VERMELHO: não invente, esse modelo é muito mais vendável e o cliente já tem essa associação de promoção com as cores.
- Cartaz feito à mão é bem mais vendável que o impresso. Mesmo com a falta de mão de obra e com poucos cartazistas no mercado, quem tem um cartazista está em grande vantagem.
Agora, com ou sem cartazista, a padronização de letras e números é muito importante:
- Para melhor compreensão por parte do cliente.
- Para melhor visualização a longa distância.
- Para mostrar a informação correta para o cliente.
- Para atrair o cliente para a oferta.
- Para termos um padrão em toda a rede.
É LEI QUE TODOS OS CARTAZES TENHAM: O cifrão (R$), peso (Litro, Kg ou unidade) e letra legível e caso o produto tenha venda em fardo/caixa, deve-se colocar o preço total.
Não tem como falar de cartazeamento de oferta, sem falar sobre precificação, 73% dos clientes que não encontram preço nos produtos consideram mal atendimento e vão comprar em outro supermercado.
Para ter uma loja precificada devemos seguir algumas regras:
- A circular deve ser passada diariamente.
- A loja deve estar precificada e sem etiquetas antigas (com mais de 1 mês).
- As letras e números devem ser padrão.
- Repositores e promotores devem manter seus corredores e produtos precificados.
- Todos os colaboradores devem ter acesso à impressora de etiquetas.
Principais regras de cartazeamento:
- A loja deve abrir precificada e com todas as alterações em dia, incluindo o cartazeamento.
- A loja deve abrir com cartazes externos expostos.
- A loja deve cartazear todos os produtos de encarte, ofertas internas, preços melhores que a concorrência e produtos PP (primeiro preço) de cada categoria da loja.
- Pontos extras devem sempre conter cartaz.
- Utilizar no máximo 5 cartazes de ofertas por face de corredor.
Existem diversos tipos de cartaz: para ilhas, pontas, externos, linear, para produtos com poucas frentes e para novidades.
CUIDADO COM A POLUIÇÃO VISUAL.
Poluição visual é quando utilizamos uma quantidade muito grande de placas no mesmo espaço: isso deve ser evitado, pois confunde o cliente na hora da compra gerando reclamações e insatisfação.
"NÃO BASTA COLOCAR CARTAZ, É NECESSÁRIO PENSAR EM COMO O CLIENTE COMPRA."
Um dos erros mais comuns na hora de cartazear as ofertas é não saber fazer uma boa gestão de preços.
Em muitas ocasiões é importante movimentar o produto para evitar que o cliente faça comparativos de preço. Isto vale para colocar cartaz de oferta em produtos que não estão em promoção.
Aquela regra de que “colocar cartaz de oferta faz vender” não é bem uma verdade: o cliente sabe o preço de mercado de alguns produtos e quando o produto está com o preço cheio, se você coloca cartaz, o cliente tem a sensação de que sua loja é muito cara
Trabalho no setor varejista há mais de 18 anos, com foco na área Operacional, Trade Marketing, Gestão de Pricing e Gerenciamento de Categoria. Já atuei nas maiores redes varejistas do País em cargos de gerência, supervisão, trade marketing, gestão de pricing e gerenciamento de categoria e merchandising.