Preços dinâmicos no varejo: o que são e como aplicar?

O varejo precisa começar a usar preços dinâmicos, e sim, isso é possível tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas. Mas antes de seguir adiante, vamos entender o que é preço dinâmico.
Opinião
Marketing
Michel Jasper
icone de um relógio
6
min

O varejo precisa começar a usar preços dinâmicos, e sim, isso é possível tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas. Mas antes de seguir adiante, vamos entender o que é preço dinâmico.

Você já usou o Uber? Quando muitas pessoas precisam do serviço ao mesmo tempo, como em um show ou em um dia de chuva, o preço das corridas sobe. Isso acontece porque há mais gente querendo um carro do que carros disponíveis, então o Uber aumenta o preço para equilibrar a situação.

As companhias aéreas também utilizam preços dinâmicos. Por exemplo, se você quiser viajar nas férias, quando muita gente está querendo fazer o mesmo, as passagens ficam mais caras. Mas se você escolher viajar em um dia menos movimentado, as passagens podem ser mais baratas. É quase certo que a pessoa sentada ao seu lado no voo pagou um preço diferente do seu, com uma chance de 98%.

Então, o preço dinâmico é um jogo de equilíbrio: os preços variam conforme a quantidade de pessoas querendo comprar algo e a disponibilidade desse produto ou serviço.

Imagine que você tem um supermercado. Em um dia de calor intenso, mais pessoas vão querer comprar bebidas. Nesse dia, você pode aumentar um pouco o preço dessa categoria, porque sabe que a demanda é alta. Já em um dia frio, você pode precisar baixar o preço para atrair mais clientes. Isso é um exemplo de preço dinâmico, que pode ser ajustado conforme o horário, o clima, a demanda e a sazonalidade.

Mas como fazer isso de forma rápida e eficiente nas lojas físicas? Através das etiquetas eletrônicas é uma alternativa.

Na Europa e nos EUA, isso já é rotina. Recentemente quando estava em Porto Rico, vi os preços baixarem enquanto eu fazia compras, devido à mudança no clima, inclusive no varejo americano mais de 90% dos produtos vendidos são full Price, ou seja, preço cheio, e pouco menos de 10% são promocionais.

No Brasil, etiquetas eletrônicas ainda não são muito comuns, principalmente devido ao custo, mas adotar preços dinâmicos no varejo físico é uma estratégia fundamental para se manter competitivo no mercado atual.

Em várias partes do mundo, os preços dinâmicos são usados para ajustar preços em tempo real, adaptando-se a fatores como:

1. Produtos Próximos do Vencimento: Itens com datas de validade próximas podem ter preços reduzidos para incentivar a venda rápida, evitando desperdício. Mas, em vez de baixar 20%, você pode começar na parte da manhã em 5% e ir escalonando.

2. Eventos Locais: Antes de um grande jogo de futebol ou feriado, itens relacionados à ocasião, como petiscos ou bebidas, podem ter preços ajustados conforme a demanda.

3. Mudanças Climáticas: Em dias quentes, bebidas e sorvetes podem ter preços elevados devido à maior procura. Em dias frios, sopas e chás podem ter seus preços ajustados para atrair compradores. Imagine uma cidade como Curitiba, que chove às 10h e às 11h tem sol, e já às 13h chove de novo.

Esses são apenas alguns exemplos de como o preço dinâmico pode ser aplicado de maneira inteligente e estratégica em um supermercado.

Preço dinâmico e o desafio operacional

Não podemos esquecer da questão operacional, que ainda é um dos grandes desafios do varejo, e o preço dinâmico pode ajudar muito.

Em média, um supermercado de pequeno porte troca manualmente 150 etiquetas por dia, um médio, 500, e um de grande porte pode chegar de 1.000 até 3.000 trocas diárias, imagine fazer tudo isso na mão?

Nesse ponto o preço dinâmico e automação de troca de preço possui muitas vantagens:

1. Uma Necessidade Operacional: você não precisa mobilizar sua equipe para trocar preço, praticamente zerando os preços errados e processos manuais.

Etiquetas eletrônicas tornam tudo mais eficiente, as eletrônicas fazem isso num piscar de olhos.

2. Melhora a visibilidade: com seus displays iluminados, elas mostram tudo o que o cliente precisa saber, claro e legível, além de destacar as ações promocionais.

3. Estilo e Personalização: você pode mudar o design, destacar os preços, passar informações como códigos, ações promocionais e informações de quantidade.

Elas são super flexíveis, permitindo usar cores, fontes e tamanhos diferentes para dar destaque às informações mais importantes.

4. Segurança e Organização: são mais seguras e menos sujeitas a sumiço do que as de papel, não podem ser removidas com facilidade, evitando fraudes e trocas erradas.

O preço dinâmico é um verdadeiro game-changer no mundo do varejo, tando na rentabilidade do negócio como para resolver problemas operacionais e auxiliar na falta de mão de obra do setor.

Ele representa não só um avanço tecnológico, mas também um movimento em direção a práticas mais sustentáveis e eficientes, auxiliando o varejo no ganho de margem e personalizando a experiência do shopper.

Autor(a)
Michel Jasper

Trabalho no setor varejista há mais de 18 anos, com foco na área Operacional, Trade Marketing, Gestão de Pricing e Gerenciamento de Categoria. Já atuei nas maiores redes varejistas do País em cargos de gerência, supervisão, trade marketing, gestão de pricing e gerenciamento de categoria e merchandising.

conheça meus e-books
E-books que podem elevar o nível do seu negócio
Conhecer agorabanner de ebooks

Mais conteúdos

Supermercado
Vendas

12 Dicas para aumentar suas vendas em 7 dias

Um dos pontos importantes, na hora de expor um produto ou gerir uma categoria, é entender como o cliente se comporta no ponto de venda.
Michel Jasper
icone de um relógio
9
min
Marketing
Supermercado

O hipersortimento e a canibalização podem estar prejudicando suas vendas.

A canibalização ocorre quando produtos de um mesmo grupo têm preços similares, margens semelhantes e o mesmo posicionamento
Michel Jasper
icone de um relógio
4
min
Supermercado
Vendas
Palestras

Cartazeamento de loja, deixando sua loja mais promocional

Não adianta ter preço baixo, fazer muitas promoções e ser competitivo se você não sabe comunicar isso para seu cliente.
Michel Jasper
icone de um relógio
10
min