Você sabia que, para cada 12 itens que pretendemos comprar no supermercado, mais 32 são adicionados no carrinho?
Você sabia que 85% da decisão de compra é tomada dentro da sua loja?
Um dos pontos importantes, na hora de expor um produto ou gerir uma categoria, é entender como o cliente se comporta no ponto de venda: a famosa ciência do consumo! Seguem apenas ALGUNS pontos importantes que você precisa saber:
- 80% das compras ocorrem por impulso.
- O cliente caminha muito mais para o lado da direita.
- As pessoas não gostam de ir até o fundo da loja.
- A maioria das pessoas é destra, produtos à direita têm maior visibilidade.
- A altura média do brasileiro é 1,60 (mulher) e o antebraço tem, em média, 40 cm, então, em uma gôndola acima de 1,80 é necessário espelhar o produto.
- 65% dos homens que experimentam um produto, compram. Entre as mulheres, apenas 26%.
- Homens olham 20% menos preço do que as mulheres.
- Apenas uma em cada cinco pessoas leva lista de compras.
- Mulheres juntas compram 3 vezes mais.
- Quando um homem não encontra um produto em até duas seções ele desiste.
- As mulheres buscam em até cinco seções, antes de desistir.
- Lojas não podem ter janelas nos fundos e no meio, pois a visibilidade da luz do dia faz o cliente acelerar as compras.
Estes são apenas alguns detalhes que devemos observar, ao trabalhar com merchandising de loja. Existem centenas de fatores que fazem o cliente comprar mais. Uma loja com um merchandising bem feito aumenta muito as vendas e a rentabilidade.
A maioria dos supermercados é MUITO RUIM em trabalhar a venda por impulso, sendo que existem muitas maneiras de fazer o cliente comprar mais.
Então aqui vão algumas dicas que, se você aplicar, em poucos dias irá colher excelentes resultados.
- Utilize tira Cross nos corredores, nessas tiras coloque produtos que se relacionem com o linear.
- Perecíveis são ótimos lugares para vender itens de bazar e produtos Premium: faça exposições extras e complemente a compra principal do cliente.
- Faça exposição extra no meio do linear: tire quatro frentes de um produto de alto giro e coloque algo que dê margem, como bazar ou produtos Premium.
- Repita a dica anterior nas pontas de gôndola.
- Conheça o Fluxo da sua loja, a maioria dos varejistas coloca categorias PREMIUM no final do fluxo.
- Faça pontos extras de PROMOÇÃO: pare de só tentar vender o que o cliente não quer comprar.
- A loja deve estar sempre frenteado: produtos no fundo da gôndola têm 80% menos chance de vender.
- Lugar de freezer de bebidas é no final da loja, pare de colocar na entrada, onde seu cliente pega e sai.
- Categorias destino como bebidas e cereais também devem ficar no final da loja: faça o cliente andar.
- O local mais quente da loja sem dúvida é a frente de caixa. 100% dos seus clientes terão que passar por ela para sair da loja após efetuarem suas compras, então aproveitar ao máximo o potencial do check stand (Mini Gôndola) é fundamental: o foco aqui é margem ALTA
- Destacar todos os produtos novos da loja com cartaz de novidade. O cliente adora comprar produtos novos, um produto é considerado NOVIDADE nos primeiros 30 dias.
- Coloque cartaz de oferta nos produtos mais baratos de cada categoria, ou seja, no primeiro preço. Mas atenção, essa estratégia deve ser utilizada apenas em produtos considerados de destino e rotina na sua estrutura mercadológica, ou pode ser um tiro no pé.
Toda quarta-feira eu posto uma nova SUPER DICA de varejo, aqui no LINKEDIN, basta me seguir.
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Trabalho no setor varejista há mais de 18 anos, com foco na área Operacional, Trade Marketing, Gestão de Pricing e Gerenciamento de Categoria. Já atuei nas maiores redes varejistas do País em cargos de gerência, supervisão, trade marketing, gestão de pricing e gerenciamento de categoria e merchandising.