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Cartazeamento de loja, loja mais promocional.

Recentemente palestrei na Expo Supermercado com a apresentação “LAYOUT QUE VENDE, 5 PASSOS PARA UMA EXPOSIÇÃO VENDEDORA”. É o segundo ano que palestro na feira. Devido ao sucesso da primeira palestra, decidi repetir o tema este ano e, novamente, tivemos lotação máxima.

 Então decidi transformar minha palestra em artigos, inclusive utilizando os slides para ilustrá-los. Vou descrever aqui um pouco dos temas que abordei e as 5 técnicas que, se aplicadas no seu negócio, irão alavancar muito suas vendas. Serão 5 ARTIGOS e, em cada um deles, vou apresentar uma das técnicas. 

Então vamos lá ao quarto artigo, para ler os demais é só acessar meu perfil. 

LAYOUT QUE VENDE, 5 PASSOS PARA UMA EXPOSIÇÃO VENDEDORA. 

PASSO 4: CARTAZEAMENTO DE LOJA, DEIXANDO SUA LOJA MAIS PROMOCIONAL

Não adianta ter preço baixo, fazer muitas promoções e ser competitivo se você não sabe comunicar isso para seu cliente. Muitas empresas entram na guerra de preços com seus concorrentes e acabam não tendo resultado nenhum, ou pelo contrário, só perdem margem e atraem os clientes oportunistas. 

Uma das maneiras mais eficientes para “conversar” com seu cliente é através do cartazeamento de loja.

Nesse artigo vou falar sobre algumas regras na hora de cartazear sua loja e como obter um melhor resultado em ofertas e promoções.

Mas antes, duas regras importantes:

1.    Cartaz de oferta deve ser AMARELHO E VERMELHO: não invente, esse modelo é muito mais vendável e o cliente já tem essa associação de promoção com as cores.

2.    Cartaz feito à mão é bem mais vendável que o impresso. Mesmo com a falta de mão de obra e com poucos cartazistas no mercado, quem tem um cartazista está em grande vantagem.

Agora, com ou sem cartazista, a padronização de letras e números é muito importante:

 1. Para melhor compreensão por parte do cliente.

2. Para melhor visualização a longa distância.

3. Para mostrar a informação correta para o cliente.

4. Para atrair o cliente para a oferta.

5. Para termos um padrão em toda a rede.

É LEI QUE TODOS OS CARTAZES TENHAM: O cifrão (R$), peso (Litro, Kg ou unidade) e letra legível e caso o produto tenha venda em fardo/caixa, deve-se colocar o preço total. 

Não tem como falar de cartazeamento de oferta, sem falar sobre precificação, 73% dos clientes que não encontram preço nos produtos consideram mal atendimento e vão comprar em outro supermercado.

Para ter uma loja precificada devemos seguir algumas regras: 

1.A circular deve ser passada diariamente.

2.A loja deve estar precificada e sem etiquetas antigas (com mais de 1 mês).

3.As letras e números devem ser padrão.

4.Repositores e promotores devem manter seus corredores e produtos precificados.

5.Todos os colaboradores devem ter acesso à impressora de etiquetas.

 Principais regras de cartazeamento:

1.A loja deve abrir precificada e com todas as alterações em dia, incluindo o cartazeamento.

2.A loja deve abrir com cartazes externos expostos.

3.A loja deve cartazear todos os produtos de encarte, ofertas internas, preços melhores que a concorrência e produtos PP (primeiro preço) de cada categoria da loja.

4.Pontos extras devem sempre conter cartaz.

5.Utilizar no máximo 5 cartazes de ofertas por face de corredor.

Existem diversos tipos de cartaz: para ilhas, pontas, externos, linear, para produtos com poucas frentes e para novidades.

CUIDADO COM A POLUIÇÃO VISUAL.

Poluição visual é quando utilizamos uma quantidade muito grande de placas no mesmo espaço: isso deve ser evitado, pois confunde o cliente na hora da compra gerando reclamações e insatisfação. 

NÃO BASTA COLOCAR CARTAZ, É NECESSÁRIO PENSAR EM COMO O CLIENTE COMPRA. 

Um dos erros mais comuns na hora de cartazear as ofertas é não saber fazer uma boa gestão de preços.

Em muitas ocasiões é importante movimentar o produto para evitar que o cliente faça comparativos de preço. Isto vale para colocar cartaz de oferta em produtos que não estão em promoção.

Aquela regra de que “colocar cartaz de oferta faz vender” não é bem uma verdade: o cliente sabe o preço de mercado de alguns produtos e quando o produto está com o preço cheio, se você coloca cartaz, o cliente tem a sensação de que sua loja é muito cara. 

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