Utilizando clip strip para vender mais e melhor

Michel Jasper

Recentemente palestrei na Expo Supermercado com a apresentação “LAYOUT QUE VENDE, 5 PASSOS PARA UMA EXPOSIÇÃO VENDEDORA”. É o segundo ano que palestro na feira. Devido ao sucesso da primeira palestra, decidi repetir o tema este ano e, novamente, tivemos lotação máxima.

Então decidi transformar minha palestra em artigos, inclusive utilizando os slides para ilustrá-los. Vou descrever aqui um pouco dos temas que abordei e as 5 técnicas que, se aplicadas no seu negócio, irão alavancar muito suas vendas. Serão 5 ARTIGOS e, em cada um deles, vou apresentar uma das técnicas.

Então vamos lá ao terceiro artigo, para ler os demais é só acessar meu perfil.

LAYOUT QUE VENDE, 5 PASSOS PARA UMA EXPOSIÇÃO VENDEDORA.

PASSO 3: UTILIZANDO CLIP STRIP PARA VENDER MAIS E MELHOR.

Clip Strip é uma técnica que tem por finalidade cruzar os produtos no ponto de venda que tenham entre si relação direta de consumo –, destacando-os entre os demais produtos.

Essa técnica serve para mostrar ao consumidor produtos que nunca estão na lista, no momento da compra de rotina.

Também é útil para forçar a venda de produtos de baixo giro, gerando mais rentabilidade e aumentando o ticket médio da loja.

ALGUMAS REGRAS BÁSICAS:

Instalar o suporte de Clip Strip ou lacre, a partir do segundo módulo, observando a entrada do corredor, e pular dois módulos para instalar o próximo suporte, evitando poluir visualmente o corredor.

Colocar sempre o suporte do Clip Strip ou lacre na tábua superior do linear.

Colocar os Clip Strip de forma aleatória nos dois lados do corredor.

Manter os Clip Strip sempre precificados com apenas uma etiqueta de preço e efetuar a remarcação e conferência periodicamente.

Clip Strip sem excessos representam mais comodidade para o cliente, na hora da compra, para melhorar a apresentação. Não é necessário colocar um produto em cada “dente” do Clip Strip, podemos falhar um ou dois para tirar o volume da exposição.

Usar somente fita Clip Strip fornecida pela empresa, não usar material personalizado de fornecedores, para manter a padronização na loja.

A fita branca (neutra) melhora a visibilidade e deixa a loja muito mais apresentável e padronizada: dê preferência para esse modelo ao invés das fitas dos fornecedores.

O que pôr no Clip Strip?

Clip Strip não é apenas de queijo ralado, as possibilidades são imensas, na hora combinar, basta seguir as seguintes regras:

  1. Sempre utilizar produtos que combinem com o linear.
  2. Sempre procurar destacar produtos de bazar junto ao linear de mercearia.
  3. Utilizar produtos de baixa rotatividade, porém com alta lucratividade.

Autor:
Michel Jasper

Trabalho no setor varejista há mais de 18 anos, com foco na área Operacional, Trade Marketing, Gestão de Pricing e Gerenciamento de Categoria. Já atuei nas maiores redes varejistas do País em cargos de gerência, supervisão, trade marketing, gestão de pricing e gerenciamento de categoria e merchandising.

Mais conteúdos

O crescimento dos produtos Fakes

Nos últimos anos, tornou-se comum encontrar produtos que parecem algo que não são ocupando espaço nas prateleiras dos supermercados. O

Michel Jasper

NRF 2025 – Minha visão sobre a edição 2025

Mais um ano em que estive em Nova York para participar da NRF 2025, o maior evento de varejo do

Michel Jasper

Preços dinâmicos no varejo: o que são e como aplicar?

O varejo precisa começar a usar preços dinâmicos, e sim, isso é possível tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas.

Michel Jasper