A nova fase do varejo se chama conveniência.

Se conveniência é a próxima grande aposta do varejo alimentar, o crescimento dos mercadinhos de condomínio tem tudo para se destacar.
Supermercado
Tendencia
Michel Jasper
icone de um relógio
5
min

Não podemos negar que o grande boom do varejo alimentar são os atacarejos.

Em 2024, o modelo de cash & carry continua crescendo no varejo alimentar, com 7,5 em cada 10 lares realizando compras nesse formato, nos últimos dois trimestres, ele representou metade das vendas em valor. Algumas regiões, no entanto, superam essa média nacional: no Centro-Oeste, o modelo alcançou impressionantes 76,2% das vendas totais do setor entre janeiro e setembro, enquanto, no Nordeste, esse percentual chegou a 68,1%, segundo dados da Nielsen.

Ao mesmo tempo, não podemos ignorar que o fator conveniência vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente impulsionado pela Geração Z.

Imagine a cena: você está em casa, depois de um dia corrido, e bate aquela fome, em vez de encarar o trânsito até o supermercado, você pega o celular, abre um aplicativo e, em poucos minutos, seu lanche favorito está a caminho. Essa é a realidade da Geração Z, jovens que cresceram com a tecnologia e não abrem mão da praticidade.

Agora vem a parte curiosa: um estudo da Kearney revelou que 81% dos consumidores da Geração Z preferem realizar compras em lojas físicas, além disso, 58% afirmaram que esse momento é importante para se desconectar das redes sociais e do mundo online, a aquisição instantânea do produto, sem a espera por entregas, é altamente valorizada.

Mas a busca por conveniência não, é algo exclusivo da Geração Z, o varejo de proximidade cresceu 22% no primeiro semestre, e para acompanhar esse ritmo, o varejo alimentar precisa dar foco em conveniência e proximidade.

OXXO é um exemplo claro disso. Há 4 anos (2020) no Brasil, a rede já possui mais de 500 lojas e está em rápida expansão. Para você ter uma ideia, eu morei no México, e lá é impossível andar mais de 1 km sem ver um OXXO, afinal, são mais de 22 mil no país.

Se conveniência é a próxima grande aposta do varejo alimentar, o crescimento dos mercadinhos de condomínio tem tudo para se destacar, com proximidade e conveniência literalmente no quintal de casa, esses mercadinhos atendem a essa demanda de forma prática.

Atualmente, existem cerca de 10 mil mercadinhos autônomos espalhados pelo país, movimentando entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões por ano.

Com um investimento inicial acessível, o lucro anual de um mercadinho que opera o ano todo pode chegar a R$ 24 mil, com um retorno financeiro para o condomínio variando entre 2% e 6% das vendas.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (Abrassp), o país tem mais de 68 milhões de moradores de condomínios, movimentando cerca de R$ 165 bilhões a cada ano, ou seja, há uma demanda considerável.

O modelo de negócio é relativamente novo, o que significa que há muito espaço para crescimento, além disso, a manutenção é simples: um único funcionário pode cuidar de vários condomínios, reabastecendo e organizando os produtos.

Entrei nesse segmento há quase um ano, com o fundador Allan e o especialista em franchising Mauricio, atualmente, temos 20 franquias em São Paulo e estamos expandindo para o Rio de Janeiro, nosso negócio se chama Akimercado.

O Akimercado é um minimercado autônomo instalado em condomínios, com funcionamento 24 horas, oferecendo diversas vantagens:

Autonomia: Operação sem atendentes, permitindo que os moradores realizem suas compras de forma independente e no horário que preferirem, nossa operação de abastecimento é própria, permitindo que o franqueado automatize o processo com nossa estrutura de CD e logística.

Tecnologia: Utiliza sistemas modernos para facilitar o processo de compra e pagamento, garantindo uma experiência ágil e segura. Inclusive, utilizamos os sistemas Web Jasper de Planograma e Gestão de Validade na nossa operação.

Variedade de produtos: Oferece uma seleção diversificada de itens do dia a dia, utilizando geolocalização para definir o mix e atender às necessidades básicas dos moradores.

Modelo de negócio acessível: Para interessados em franquias, o Akimercado apresenta um modelo com investimento inicial acessível em três formatos:

Você conta com suporte de especialistas em varejo que realmente entendem do negócio. Nossa equipe conta com Michel Jasper, um dos maiores especialistas em varejo, Mauricio Salkini especialista em franchising com mais de 20 anos de experiência, e Allan Garrido especialista em varejo autônomo de condomínios e atual CEO do Akimercado.

Todos sabemos que franquia é um ótimo negócio, em 2023, o setor de franquias no Brasil registrou um crescimento de 13,8% no faturamento, totalizando R$ 240,6 bilhões, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Aqui adotamos o modelo Franchising 5.0 é uma rede de franquias moderna, onde franqueadora e franqueados atuam colaborativamente, sem hierarquia rígida.

A franqueadora lidera na tecnologia, inovação e desenvolvimento, enquanto os franqueados cuidam da operação local e da relação com clientes. A experiência do consumidor é transmitida pela arquitetura, pelo sortimento e pelas tecnologias integradas, dispensando funcionários. Esse modelo responde a uma demanda crescente por soluções práticas, como lojas autônomas e quiosques 24h.

Se você tem interesse em ser franqueado, clique aqui: https://akimercado.com.br/seja-franqueado/

Quer o Akimercado no seu condomínio? Acesse https://akimercado.com.br/ e envie para o síndico.

Autor(a)
Michel Jasper

Trabalho no setor varejista há mais de 18 anos, com foco na área Operacional, Trade Marketing, Gestão de Pricing e Gerenciamento de Categoria. Já atuei nas maiores redes varejistas do País em cargos de gerência, supervisão, trade marketing, gestão de pricing e gerenciamento de categoria e merchandising.

conheça meus e-books
E-books que podem elevar o nível do seu negócio
Conhecer agorabanner de ebooks

Mais conteúdos

Marketing

Tiktorização no varejo, vale a pena?

Mais do que nunca as empresas estão entendo que não basta estar presente nas redes sociais, é preciso acompanhar as trends do momento e, para isso, vale tudo, ou quase tudo.
Michel Jasper
icone de um relógio
9
min
Varejo
Marketing

Por que o varejo precisa investir no trade marketing?

Atualmente, 9 em cada 10 varejistas não sabem o que é ou como funciona a área de Trade Marketing.
Michel Jasper
icone de um relógio
13
min
Supermercado
Marketing

Usando tecnologia para melhorar a experiência do shopper.

O gerenciamento de categoria organiza produtos em categorias específicas para otimizar as vendas.
Michel Jasper
icone de um relógio
9
min